Onde estamos:

Fale Conosco:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Menu

Encontre-nos!

Av. Rômulo Maiorana, Ed Vitta Office nº 700,

salas 505/506 Marco, Belém - PA

CEP: 66093-672

Tel: (91) 3038-3065

Horário de Funcionamento: Seg à Sex - 8h~12h / 13~17h

CPB anuncia 300 bolsas para graduação no lançamento do programa Atleta Cidadão.

November 20, 2018

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro lançou nesta terça-feira, 16, o programa “Atleta Cidadão”. Em evento realizado no CT Paralímpico, em São Paulo, o CPB ainda anunciou que haverá a distribuição de 300 bolsas de estudos integrais para cursos de ensino superior para atletas e ex-atletas, no formato à distância (EaD). A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com o Grupo Estácio - que abrange diversas instituições de ensino no Brasil. Os atletas interessados no programa podem acessar maiores informações no Edital do projeto.
 
O Programa "Atleta Cidadão" tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania dos atletas em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio da capacitação e orientação profissional. Para viabilizá-lo, o CPB estabeleceu parcerias com entidades especializadas. Atualmente, o Comitê trabalha em conjunto com a Estácio, o Ernest Young Institute, a EF English Live, a Lee Hatch Harrison e a Adecco. Nesta terça-feira, mais dois parceiros juntaram-se ao programa: o Centro de Tecnologia e Inovação e a ASBZ Advogados. 
 
"O processo de formação de uma pessoa é complexo. A transição de uma carreira, na verdade, precisa ter início o mais rapidamente possível. Com este propósito, definimos em 2017 que criaríamos um programa que atendesse ao atleta desde o início até o fim de sua trajetória. Hoje, temos a oportunidade de efetivamente lançarmos o Atleta Cidadão, que é sequência do Transição de Carreiras. Este programa significa um passo adiante", disse Mizael Conrado, ex-atleta do futebol de 5 e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 
 
A apresentação contou com a presença dos medalhistas paralímpicos Antônio Delfino, ouro nos 200m e 400m T46 (amputados de braço) em Atenas 2004 e prata nos 400m em Sydney 2000, e Adria Jesus, bronze no vôlei sentado feminino no Rio 2016. Os dois são os primeiros atletas a concluírem o ensino superior por meio da iniciativa do CPB.
 
Além deles, estiveram presentes Ivaldo Brandão, vice-presidente do CPB, Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer, Simone Rocha, presidente do Conselho de Atletas do CPB, e de Pílade Moreira de Moraes, diretor de parcerias estratégicas do Grupo Estácio, e presidentes de confederações esportivas paralímpicas.      
 
"O CPB está olhando o atleta em sua mais profunda expressão como pessoa. Temos recebido todo o apoio no esporte e agora teremos o direcionamento e cuidado no nosso desenvolvimento, no nosso intelecto e no preparo para o mercado de trabalho. O Comitê Paralímpico exerce muito bem a sua função social", disse Simone Rocha.  
 
"Os atletas com deficiência precisam ser valorizados em todos os seus aspectos. O esporte é mobilizador e traz uma felicidade imensa a quem faz e assiste, mas precisamos ir além das potencialidades visíveis. Precisamos encontrar o cognitivo e fazer com que cada atleta seja um cidadão pleno. Por isso, esse programa é de relevância imensa", completou Linamara Rizzo Battisttella.   
 
O Atleta Cidadão visa aperfeiçoar o antigo projeto “Transição de Carreiras”. Criado em setembro de 2015, o “Transição” atendeu cerca de 250 atletas em sua fase final de trajetória. A ideia, no momento, é fazer a mentoria enquanto os esportistas ainda estão na ativa. Os esportistas recebem suporte por meio de cursos de graduação, idiomas e programas de mentoria e coaching.
 
Fonte:  Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque:

BOLETIM INFORMATIVO: 1º DIVISÃO /2019

1/10
Please reload

Mais Recentes:

Please reload

Arquivo:

Please reload