Onde estamos:

Fale Conosco:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Menu

Encontre-nos!

Av. Rômulo Maiorana, Ed Vitta Office nº 700,

salas 505/506 Marco, Belém - PA

CEP: 66093-672

Tel: (91) 3038-3065

Horário de Funcionamento: Seg à Sex - 8h~12h / 13~17h

Valdir Moura é o novo presidente da CBBC

January 1, 2017

1/20

Foram eleitos nesta quinta (19), em Brasília, os novos integrantes da diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas para o quadriênio 2017/2020. A assembleia de eleição contou com a presença de 53 dos 55 delegados credenciados e aptos a votar, conforme estabelecido pelo estatuto da CBBC. A assembleia foi comandada pela ex-presidente da Confederação, Naíse Pedrosa, e pelo assessor jurídico, Marcelo Nunes. 

 

Valdir Moura, da ADFA (PA), que atuou nas funções de 2º e 1º tesoureiro durante os dois mandatos de Naíse Pedrosa, foi eleito presidente da CBBC, com 30 votos. Para ele, essa eleição teve uma característica diferente das demais: o grande envolvimento dos atletas. “Foi uma eleição muito disputada e com uma participação maciça dos atletas através das redes sociais. Fico muito feliz porque, além de ter sido um processo absolutamente democrático, mostra que a gestão de Naíse Pedrosa, com a qual contribuímos e a quem sou muito grato pelo apoio que nos deu, teve mais acertos do que erros. Nossa proposta é justamente de dar continuidade a esses acertos e inovar no que ainda precisa ser melhorado”, observou o presidente Valdir Moura. 

 

Na composição da chapa vencedora, “Tocando em Frente”, estão ainda Paulo César dos Santos, o Jatobá, que assume o cargo de vice-presidente; Kilber Alves, 1º tesoureiro; José Fernando da Silva, 2º tesoureiro; Alexandre Lourenço e Cristiane, representantes dos atletas; Rogério Pinheiro, representante dos técnicos; Paula Belian, representante dos árbitros, e Denise Ferreira, representante dos classificadores funcionais. 

 

 

A ex-presidente da CBBC Naíse Pedrosa destacou a composição da chapa vencedora. “Valdir participou desde o início de minha gestão e é uma figura de grande valor, além de Jatobá, Alexandre, Kilber e Fernando, esse que, embora fosse integrante do Conselho Fiscal durante a nossa gestão, sempre colaborou muito com suas orientações. Destaco ainda Rogério, representante dos técnicos, que vem realizando um trabalho muito sério na Aabane. Além disso, é uma chapa que apostou na representatividade feminina com três mulheres muito qualificadas nas suas áreas, que são Cristiane, Paula e Denise”, ressaltou.

 

A chapa “Somos Todos Campeões”, encabeçada por Sileno Santos, do Magic Hands (SP), conquistou 21 votos e a chapa “Compromisso com a Mudança”, liderada por Lincoln Fiúza, obteve dois votos. 

 

Conforme decidido pela maioria dos delegados presentes na assembleia, os três candidatos tiveram cinco minutos para expor suas propostas antes do início da eleição para a diretoria executiva e conselho deliberativo. O compromisso com a transparência foi ponto comum a todos os candidatos. Sileno Santos propôs, entre outros itens, incremento de campeonatos, investimento na captação de recursos e um planejamento de gestão estratégica. Já Lincoln Fiúza destacou, entre outras propostas, o desenvolvimento de um plano de dez anos com ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do basquete em cadeira de rodas. O candidato eleito Valdir Moura ressaltou, entre outros pontos, o projeto de um modelo de gestão compartilhada, apostando no diálogo com os clubes e as federações. 

 

Após o encerramento do pleito e a apuração dos votos, foi realizada a eleição para o conselho fiscal do quadriênio 2017/2020. Em votação, os delegados optaram pelo modelo de eleição da chapa em bloco, em detrimento da eleição individual de cada conselheiro. Foi aclamada a chapa única composta por Flávio dos Santos, da ADGE (DF); Bruno Godoy, do CAD SP (SP); Cleber dos Santos, do Cepe (SC); e os suplentes Getúlio de Souza Filho, da Adefa (AM), e José Roberto Valença, da ADDF (PE).  

 

BALANÇO - Após dois mandatos à frente da CBBC, a ex-presidente Naíse Pedrosa aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os parceiros. Ela destacou o trabalho dos atletas, dirigentes, árbitros, técnicos, classificadores e funcionários que contribuíram ao longo dos seus oito anos de gestão. A ex-presidente ressaltou ainda a parceria fundamental com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), centro de treinamento das seleções brasileiras durante a preparação para a Rio 2016. “Tenho orgulho de me despedir sabendo que todos os nossos parceiros, sejam governos, prefeituras ou outras entidades, estão de portas abertas para a CBBC”, comemorou. 

 

Naíse relembrou os desafios enfrentados no início de seu mandato. “Hoje a Confederação tem credibilidade junto ao CPB e à IWBF (International Wheelchair Basketball Federation). Quando assumi, há oito anos, tivemos um árduo trabalho para colocar as contas em dia e deixar a CBBC totalmente regularizada, como se encontra agora. Dediquei o meu primeiro mandato a isso: resolver as pendências e quitar a dívida. Dessa forma, nós pudemos ter um segundo mandato mais aliviado e acredito que colhemos o fruto do nosso trabalho com os bons resultados de nossas seleções nos Jogos Paralímpicos”, colocou.  

 

Para ela, se a nova diretoria apostar na continuidade do projeto implementado, o Brasil tem todas as chances de chegar ao pódio em 2020. “O basquete em cadeira de rodas é a modalidade paralímpica mais competitiva e nós demos um salto de gigante conquistando o quinto lugar com a seleção masculina, além do avanço da seleção feminina, que conquistou o 7º lugar na Paralimpíada”, pontuou a ex-presidente, que pretende continuar se dedicando ao basquete em cadeira de rodas em outras instâncias. “O basquete em cadeira de rodas é uma paixão e está no meu sangue. Pretendo continuar lutando pela modalidade e pelo esporte paralímpico numa outra esfera”, explicou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque:

BOLETIM INFORMATIVO: 1ª DIVISÃO/2019

1/10
Please reload

Mais Recentes:

Please reload

Arquivo:

Please reload