Conheça as fontes de financiamento brasileiro para a manutenção de equipes de BCR



Um dos maiores desafios, tanto da CBBC quanto de seus clubes filiados, é obter recursos financeiros para a manutenção das atividades dos jogadores em equipes.


O BCR é uma modalidade apaixonante, que sua plasticidade atlética lhe confere uma estética de jogo diferente do convencional, mas que traz nesta diferença, o motivo de interesse e envolvimento de muitos.


De uma atividade social, o BCR tem evoluído para um atividade de alto rendimento, em que necessidades e requesitos para o desempenho máximo do jogador, passa a ser um ponto importante desta prática: Obter recursos financeiros.


Impossível manter atletas atuando em equipes que não tenham estrutura financeira mínima que lhes confiram, por exemplo, a aquisição e manutenção de cadeiras de rodas, de materiais esportivos, a contratação profissionais qualificados para o ensino e treinamento, o suprimento financeiro para participação de competições, até mesmo a manutenção financeira do atleta.


Encontrar formas de recursos para manter o treinamento de atletas em equipes é pois, o grande desafio de diversas entidades de prática de BCR. No Brasil, contamos com importantes fontes de financiamento, que podem proporcionar meios para as equipes se manterem em atividade. Desde os programas de Bolsa Atleta, tanto nacional como estaduais e municipais, que financia diretamente a participação do atleta em equipes, passando pelos recursos advindos das Loterias, que mantêm as atividades de diversas confederações e comitês esportivos, chegamos a uma forma de financiamento que as equipes podem ter acesso diretamente. Trata-se das leis de incentivo Federal, Estadual e Municipal além dos recursos do PRONAS, por exemplo.


Para que as equipes de BCR conheçam os mecanimos de financiamento do esporte, divulgamos a “Cartilha de Orientação para Captação de Recursos”, criada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e lançada em dezembro de 2020. Neste cartilha é possível conhecer os programas brasileiros de financiamento da prática paradesportiva e, assim, poder contar com recursos para a manutenção da prática do BCR de nossos filiados.


A CBBC tem em seu planejamento, duas ações no sentido de obter financiamento para a prática do BCR. Uma delas é a captação de recursos próprios, através das fontes de financiamento disponíveis e outras mais difíceis, como financiamento internacional, doações de pessoas físicas e jurídicas e patrocínios direto. A outra ação é desenvolver conhecimento e habilidades para captação de recursos destinados aos gestores das entidades de prática do BCR, por meio da capacitação em gestão. Com essa capacitação, os clubes poderão recorrer as fontes de financiamento para a manutenção da prática do BCR com qualidade.


Enquanto as ações acima estão sendo estruturadas, a CBBC divulga essa cartilha para conhecimento e ações de todos que dela podem tirar proveito.


Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Então, envie sua mensagem por email para cbbcbasquete@gmail.com, acesse nosso e escolha a aba “Fale Conosco” ou mande-nos sua mensagem pelas redes sociais @CBBCbrasil no Facebook e Instagram.

cartilha de esportes paralimpicos_2020 1
.
Download • 10.72MB

235 visualizações0 comentário

CONTATOS

ENDEREÇO

Av. Rômulo Maiorana, Ed Vitta Office nº 700

salas 505/506 Marco, Belém - PA

CEP: 66093-672

Horário de Funcionamento: Seg à Sex 8h as 12h | 13 as17h

TELEFONE

(91) 3038-3065

E-MAIL

cbbcbasquete@gmail.com

SEGUE A GENTE:

  • Facebook Clean

© CBBC 2020. Todos os direitos reservados.