CBBC Realiza Seminário Internacional de Basquetebol em Cadeiras de Rodas




Aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de junho, o Seminário Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas, promovido pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas – CBBC.


O evento foi produzido e transmitido em ambiente virtual com organização dos membros da UniBCR. A cerimônia de abertura contou com participação do Sr. Yohansson Nascimento - Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, do Sr. João Batista de Carvalho, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, do Sr. Augusto Pinto, presidente do Comitê Nacional de BCR de Portugal, do Sr. Agtônio Guedes, da Secretaria Nacional do Paradesporto, representando o Secretário Marcelo Magalhães da Secretaria Especial do Esporte, além de renomados professores e autoridades que compuseram as palestras e mesas ao longo dos dois dias.


O Sr. Mario Belo - presidente da CBBC, iniciou o evento falando sobre a proposta do seminário e de forma emocionada reafirmou o total apoio da CBBC ao evento, da importância de ações como essa que tem a finalidade de levar o conhecimento a técnicos, gestores, classificadores funcionais, acadêmicos, dentre outros interessados no BCR, assim como seu compromisso com o desenvolvimento da modalidade. Mário ainda deixou aberta as portas da CBBC para todas as pessoas que tenham alguma ideia para aperfeiçoar ou melhorar o BCR.


Após a abertura iniciou-se as palestras nas quais foram abordadas temáticas sobre a gestão da modalidade e a importância da certificação dos clubes paralímpicos e de todo sistema que envolve o BCR.


O segundo dia do Seminário, contou com a enriquecedora palestra dos Professores Sileno Santos e Lincoln Fiuza sobre a da criação e apresentação dos objetivos da Universidade do Basquetebol em Cadeira de Rodas – UniBCR. Logo após, o Sr. Mário Belo assinou a portaria nº. 11, de 27 de junho de 2021 que dispõe da criação da Universidade Corporativa do Basquetebol em Cadeiras de Rodas – UniBCR e designou o Sr. Sílvio Antônio Ribeiro para a função de Diretor e para as funções de Coordenadores os professores Sileno Santos e Lincoln Fiuza.


Em seguida foi firmado o termo de parceria entre a CBBC e o Comitê Nacional de Basquete em Cadeira de Rodas de Portugal, com o objetivo de desenvolver os programas de capacitação, qualificação e formação de recursos humanos entre esses países e apoio e parceria em projetos envolvendo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


Dando sequência ao evento, renomados professores, técnicos de BCR formaram mesas com temáticas acerca da capacitação de recursos humanos das instituições que compõem o BCR, oferecendo o direcionamento do conhecimentos produzido nas universidades e na prática profissional, no qual a UniBCR contribuirá, diretamente, com a realização de atividades que proporcionarão a união do conhecimento acadêmico e da prática profissional, visando a capacitação de atletas, técnicos e gestores do BCR.


De acordo com a Comissão Organizadora, o Seminário Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas contou com participação de 10 países, dentre eles Portugal, Cabo Verde, Colômbia, Argentina, Peru, Uruguai, além de contar com a participação de expectadores de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal e mais de 1000 visualizações durante o evento.


“A comissão organizadora manifesta seu sentimento de felicidade e gratidão com as presenças dos telespectadores, dos professores, dos gestores e autoridades que abrilhantaram nosso evento, com certeza quem ganha é o Basquetebol em Cadeira de Rodas. Agradecemos o apoio da CBBC e da UniBCR” Finaliza Silvio Ribeiro, membro da coordenação e diretor da UniBCR.

105 visualizações0 comentário