Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da Segunda Divisão

Atualizado: 20 de ago.




A terra da garoa faz jus ao apelido carinhoso e mostra seu poder, São Paulo 10 graus; mas o frio e a neblina não ofuscaram a luz de quem sonha com sucesso por meio do esporte.


Com o intuito de subirem para a primeira divisão 12 equipes disputaram os jogos do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas da Segunda Divisão.


Equipes de todo Brasil marcaram presença no Campeonato.


O evento que aconteceu de 7 a 13 de agosto de 2022 e foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico na cidade de São Paulo.


No dia 09 na abertura oficial dos jogos, a diretoria atual da CBBC homenageou o Sr. Valdir Moura que esteve na presidência desta instituição de 2017 a 2021.


Os disputadíssimos jogos foram abertos ao público. Os atletas que mostraram técnica e determinação sonham entrarem para a elite da modalidade “primeira divisão do Basquete em Cadeira de Rodas” e participarem de campeonatos internacionais.


Estavam em disputa para subir para a Primeira Divisão estão as 12 equipes:


IREFES/SESPORT-ES

ADGE-DF

CANDANGOS-DF

ADFPA-PA

ONG SEM FRONTEIRAS-RJ

COMISSÃO JOVEM/ILM-DF

APP UNIPAN/DB-MG

ACADEF/FLUMINENSE-RJ

ADFEGO-GO

CEPEWHIRLPOOL/RAPOSAS DO SUL-SC

ASPAMA-MA

ADESUL-CE


A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas - CBBC organizadora do evento que teve o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Pé Ativo faz uma avaliação positiva das competições que além de focar na qualidade do esporte também oferece aos atletas a possibilidade do encontro, um momento de socialização e troca de experiência entre os participantes.

A Classificação final ficou:


1º ADFEGO-GO

2º CANDANGOS/DF

3º IREFES/SESPORT-ES

4º CEPEWHIRLPOOL/RAPOSAS DO SUL/SC

5º ACADEF/FLUMINENSE-RJ

6º APP UNIPAM/DB-MG

7º ADFPA-PA

8º ONG SEM FRONTEIRAS-RJ

9º ASPAMA-MA MELHOR TÉCNICA: ANA TEIXEIRA

10º ADESUL-CE

11º ADGE-DF

12º COMISSÃO JOVEM/ILM-DF


A Equipe da ADFEGO-GO foi a grande campeã do Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, seguido dos CANDANGOS/DF que ficaram com o Vice - Campeonato e o time do IREFES/SESPORT-ES que ficou com a terceira Colocação.


O All Star da competição:


Classe 1.0: DWAN SANTOS

Classe 1.5: PEDRO BARBOSA

Classe 3.0 MARCOS CÂNDIDO

Classe 4.0: JOÃO PADILHA

Classe 4.5: NELSON JAIME


O Cestinha da competição com 193 pontos foi o Atleta Nelson Jaime da equipe da ADFEGO - GO e o MVP (melhor jogador da competição) foi o Atleta Marcos Candido da equipe ADFEGO - GO


Encerrado o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão o Presidente da CBBC Sr. Mário Belo agradeceu toda comunidade do BCR brasileiro e ressaltou a ótima competição o bom nível técnico.

160 visualizações0 comentário