Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2021




Entre 31 de outubro e 05 de novembro Goiânia recebeu o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC, em parceria com o Estado de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, a competição contou com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, MOVER Vida em Movimento e com o patrocínio das Loterias Caixas.


A Primeira Divisão contou com a participação de cerca de 150 paratletas divididos em oito equipes de seis estados diferentes. São elas: Aparecidense/ADAP/GO; ADD Magic Hands/SP; ADFIMA/Tigres de Umuarama/AL; ANDEF/RJ; All Star Rodas/Banco da Amazônia/Remo/PA; CAD Rio Preto/Vetnil/SP; ADDF / ABDF/PE e GADECAMP/SP.


Todos os jogos aconteceram no ginásio Goiânia Arena em Goiânia – GO, com entrada gratuita e também foram transmitidos através do Canal CBBC-TV no YouTube,

https://www.youtube.com/channel/UColrjsswY8ShI7j4vFkpZkA. https://www.youtube.com/channel/UColrjsswY8ShI7j4vFkpZkA

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 01 de novembro às 18 horas na Goiânia Arena, e teve a honrosa participação de todas as equipes e de autoridades da cidade.


Estavam presentes em Goiás a elite do basquetebol em Cadeiras de Rodas do Brasil disputando o título de campeão, esta competição deu aos três primeiros colocados o direito à Bolsa Atleta Nacional que é um programa do Governo Federal gerido pelo Ministério da Cidadania, criado em 2005 pelo Ministério dos Esportes, que visa garantir a manutenção pessoal e individualmente de atletas e paratletas de alto rendimento que não tem patrocínio, o que aumentou ainda mais a disputa dos jogos.


Contamos com a participação de grandes nomes de nossa modalidade, atletas renomados dentro e fora do país, atletas que disputaram vaga na nossa Seleção Brasileira de BCR o que abrilhantou ainda mais este campeonato com jogos incríveis, super disputados e com lances inacreditáveis, confiram através do CANAL CBBC-TV (link acima).


Todos os participantes deste evento enviaram antecipadamente para a CBBC seus comprovantes de vacinação com as duas doses ou dose única tomadas e seguiram rigorosamente todos os protocolos de proteção contra COVID-19, pois nosso maior e mais importante compromisso foi garantir a saúde, a vida e a segurança de todos.


Só foi possível a realização deste campeonato devido ao grande esforço, trabalho,

dedicação e compromisso da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CBBC juntamente com o inestimável apoio das Loterias Caixa, do Governo do Estado de Goiás através de sua Secretaria de Esportes e Lazer, Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, MOVER Vida em Movimento empresa de fabricação de cadeiras de rodas e todas as equipes que se propuseram a enfrentar esse desafio.


Sagrou se a grande campeã de 2021 a equipe ADD Magic Hands/SP, seis vezes campeã reforçando assim seu favoritismo, disputando essa incrível final com a equipe Campeã de 2019 CAD Rio Preto/Vetnil/SP com o placar final de 90 a 48 num jogo eletrizante que teve emoção do início ao fim. A disputa do terceiro lugar ficou entre as equipes Aparecidense/ADAP/GO e ANDEF/RJ, saindo vitoriosa deste jogo a equipe da casa Aparecidense/ADAP/GO com o placar final de 68 a 47.


Agradecemos imensamente a todas as demais equipes que fizeram um grande espetáculo e mostrando ao mundo que o esporte é união, vida, saúde, alto rendimento, profissionalismo e o que permeia entre nós são a gratidão e o sentimento de dever cumprido. Nossos respeitos aos familiares das vítimas do COVID-19, agradecimentos aos profissionais de saúde do nosso país e que nos adaptemos ao nosso novo normal, o que nos resumi é Gratidão. Segue abaixo classificação final e destaques do campeonato:


v Campeão - ADD Magic Hands/SP

v Vice Campeão - CAD Rio Preto/Vetnil/SP

v 3º lugar - Aparecidense/ADAP/GO

v 4º lugar - ANDEF/RJ

v 5º lugar - GADECAMP/SP

v 6º lugar - All Star Rodas/Banco da Amazônia/Remo/PA

v 7º lugar - ADFIMA/Tigres de Umuarama/AL

v 8º lugar - ADDF / ABDF/PE


All Star da competição:

Atleta Classe funcional

v Dwan Gomes 1.0

v Amauri Viana 2.0

v Marcos Sanchez 3.0

v Erick Epaminondas 3.5

v Cristiano Júnior 4.0


Cestinha da competição:

v Natanael Silva 95 pontos

O título de MVP (Jogador Mais Valioso) foi para o atleta Amauri Viana da equipe ADD Magic Hands/SP e como prêmio ganhou uma cadeira de rodas completa doada pela empresa MOVER vida em movimento Cadeira de Rodas de Goiânia especializada em cadeiras de uso diário e esportivas.


Após a premiação dos três primeiros colocados e dos destaques do campeonato houve a convocação da Seleção Brasileira Masculina de BCR que irá para o Campeonato Sul Americano em Buenos Aires/Argentina, jogos que acontecerão no período de 06 a 14 de dezembro de 2021 são eles:



MASCULINO

CLASSE FUNCIONAL

DWAN GOMES DOS SANTOS

1.0

JOSE WAN DER MAAS DE SOUZA JÚNIOR

1.0

RENATO DA SILVA

1.0

AMAURI ALVES VIANA

2.0

WANDEMBERG NEJAIM NASCIMENTO

2.0

ANDERSON CARLOS SILVA FERREIRA

2.5

ANDRE LUIZ DA SILVA

3.5

RILDO CARLOS PINTO SALDANHA

3.5

CRISTIANO JÚNIOR MARCONDES CLEMENTE

4.0

LEANDRO DE MIRANDA

4.5

EDUARDO ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA

4.5

IRIO FRANCISCO NUNES

4.5

CRISTIANO SANTERI ( SUPLENTE)

4.5


183 visualizações0 comentário