Assembleia de eleição complementar do Conselho Fiscal e AGO finalizadas com sucesso.



No último dia 10 de abril a CBBC realizou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleição complementar dos membros do Conselho Fiscal e a Assembleia Geral Ordinária, que tratou entre outros assuntos da prestação de contas de 2020.


Ambas as assembleias foram realizadas de forma semi-presencial. A maioria dos delegados participaram de forma remota, enquanto que o Presidente da CBBC Sr Mário Belo, o 2º Tesoureiro Franswilliame de Oliveira, funcionários e demais participantes como, os membros da comissão eleitoral e os representantes da gestão anterior da CBBC, participaram de forma presencial na sede da CBBC em Belém/PA.


Ao todo, cinquenta delegados, entre filiados e atletas, estiveram presentes e estavam habilitados para participar com direito a voz e voto, de forma transparente, regular, legal e democrática da Assembleia Geral Extraordinária para Eleição Complementar da formação do conselho fiscal da CBBC. Dois candidatos tiveram suas inscrições homologadas pela comissão eleitoral, para concorrer a eleição complementar do Conselho Fiscal, sendo eles o Sr. José Fernando da Silva e o atleta Bruno D`Elia Matzke, que após votação obtiveram 23 e 17 votos , respectivamente. Desta forma, O Sr. José Fernando da Silva foi empossado, pela comissão eleitoral, como membro titular do Conselho Fiscal da CBBC, enquanto o atleta Bruno D’Elia Matzke foi empossado como membro suplente. A eleição transcorreu de forma tranquila em que o Presidente Mário Belo, ao final da eleição desejou muito sucesso ao Conselho Fiscal, reforçando o trabalho em parceria entre os poderes da CBBC para desenvolvimento pleno no basquetebol em cadeira de rodas no Brasil.


Logo após a realização da AGE, teve início a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para tratar dos seguintes assuntos:


- Avaliar os pedidos de filiação existentes nos termos do §3° do art. 6° do Estatuto.


- Homologar as desfiliações existentes nos termos do §9° do art. 6° c/c art. 25, inciso X do Estatuto.


- Conhecer o relatório de atividades da CBBC do exercício de 2020, bem como, apreciar mediante parecer do Conselho Fiscal, as contas relativas ao mesmo exercício.


- Tomar conhecimento do Calendário Anual de Eventos.


- Apreciação e aprovação do Programa de Recuperação de Anuidades da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC.


- Assuntos Gerais.


Acompanhe abaixo as principais deliberações em cada item da AGO.


Pedidos de filiação


Não houve pedido de ingresso de novos filiados.


Homologar as desfiliações


Cumprindo o que determina o Estatuto Social da CBBC, nos termos do §9° do art. 6° c/c art. 25, inciso X, a Diretoria Executiva comunicou a necessidade de desfiliação de 88 filiados que se encontravam em descumprimento de suas obrigações (financeiras) com a CBBC, por mais de 3 anos consecutivos. A assembleia referendou as desfiliações e todas as ex filiadas, poderão solicitar novamente sua filiação em 2022, ou seja, no ano seguinte as suas desfiliações, como determina do Estatuto Social da CBBC explica Mario Belo, presidente da CBBC.


Relatório de atividades e prestação de contas da CBBC do exercício de 2020


O ex Presidente Valdir Moura fez a apresentação do relatório de atividades de 2020, último ano de sua gestão. Na sequência o Sr. Flávio dos Santos, Presidente do Conselho Fiscal da gestão 2017-2020 fez a apresentação da prestação de contas, indicando o parecer favorável do Conselho Fiscal para a aprovação da prestação de contas da CBBC do ano de 2020. Desta forma, a plenária aprovou por por unanimidade o relatório da atividades e a prestação de contas de 2020.


Calendário Anual de Eventos.


O Presidente da CBBC, Mario Belo, informou sobre a obrigatoriedade de divulgar o calendário anual de eventos (2021), para atender o estatuto e o pedido de informações de eventos junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Presidente ainda esclarece que o calendário foi encaminhado para parecer do Conselho Deliberativo e que as datas de eventos esportivos não são efetivas, pois dependem do avanço do controle da pandemia no Brasil e liberação da prática paradesportiva de forma coletiva.


Conheça o calendário:



Programa de Recuperação de Anuidades


O programa foi indicado pela Diretoria Executiva, para que as filiadas em débito financeiro com a CBBC (anos 2019, 2020) não sejam desfiliadas automaticamente em 2022. O total de 12 equipes nesta condições terão a possibilidade de fazer um acordo com a CBBC que, entre outros termos, possibilita o parcelamento das anuidades atrasadas em até 10 (dez) pagamentos sem multas e juros. O programa teve aprovação por unanimidade da plenária.


Assuntos Gerais


O Presidente Mário Belo, comunicou aos delegados que devido a pandemia, a incerteza sobre a realização de competições e entendendo as dificuldades que os filiados tem para pagar as anuidades, para o ano de 2021, ficou estabelecido o valor de anuidade de R$ 330,00.

O Presidente Mario Belo, comunicou a todos que a sede da CBBC está em processo de transferência para a cidade de Niterói/RJ, visando atender as necessidades de proximidade da residência do presidente e do primeiro tesoureiro da CBBC, otimizando os processos de gestão necessários para o cumprimento de suas funções.


No final o Presidente Mário Belo agradeceu a presença de todos encerrando os trabalhos das assembleias. A ata completa após registro, será divulgada no site da CBBC atendendo as boas práticas de gestão.


65 visualizações0 comentário